quarta-feira, 5 de outubro de 2016

6 dicas de dinâmicas de grupo para casais

Chega uma hora em que você sente que precisa fazer alguma coisa para poder melhorar as coisas em seu relacionamento. Talvez a relação tenha dado aquela esfriada, talvez as responsabilidades passaram a ter mais importância do que a família, talvez a rotina deixou o casamento muito na zona de conforto e parece que esqueceu que a chama do amor, mesmo com os longos anos de casados pode permanecer acesa. Então é hora de dar uma olhada nessas dinâmicas!

Pensando nesta proposta de melhorar o casamento, vamos avaliar 6 (seis) dinâmicas para os casais e aplicá-las no dia a dia ou no dia que for possível, contanto que não nos desviemos da intenção de melhorar o casamento.

Você pode reunir-se com vários casais do seu vínculo de amizade para reproduzir essas dinâmicas ou fazer a sós com seu cônjuge, fica ao seu critério!

No final das dinâmicas você pode separar brindes para os casais envolvidos ou até para seu cônjuge. Podem ser coisas simples, mas com o simbolismo de amor e companheirismo!

Brindes sugestivos:

Chaveiros para lembrar a importância de voltar ao lar.
Xicaras ou canecas para lembrar que a convivência familiar é importante assim como o líquido é importante para a vida do corpo.
Artigos decorativos (toda mulher ama ser agraciada com pequenos lembretes de carinho e ternura).
Gravatas ou cordões e colares para recordar que o casamento é um laço que não deve ser quebrado.
Produtos cosméticos.
Entre outros... Agora veja como funcionam estas 6 dinâmicas para casais.

1. “Se eu fosse você”..

Essa dinâmica é para, de uma forma bem extrovertida e leve, um cônjuge dizer ao outro como se sente e como ele se porta diante das situações e dificuldades do dia a dia, isso inclui momentos de estresse que passam juntos. É uma forma de um perceber como o outro age diante a determinadas situações.

É importante colocar alguns fatos escritos em uma cartolina ou numa folha e colar na parede ou na sala de acordo com cada apresentação.

Exemplo:

O marido coloca que a esposa perdeu a chave do carro, e representará o papel dela numa situação assim. Você escreverá no papel e fará a imitação

“ Maria perdeu a chave do carro e fica ranzinza e reclamona”

Após mostrar a dinâmica o esposo representará da mesma forma como se fosse a esposa! E vice-versa.

Vocês reproduzirão muitas atividades que fazem juntos no dia a dia e cada um conseguirá refletir mais sobre suas próprias ações e seu modo de agir.

2. Perguntas e respostas

Esta dinâmica consiste em fazer variados tipos de perguntas e deixar que o outro responda verbalmente ou de forma escrita.

Você pode incluir perguntas como:

Como você se sente com determinada mudança? (algo que ocorreu de difícil).
Como você acha que sua vida mudou depois do casamento e por quê.
Como você gostaria de ser tratada por mim?
Como você acha que podemos melhorar o casamento ou a intimidade?
Que sonhos gostaria de realizar?
O que mais marcou a sua vida?
Você me acha ciumenta, por quê?
O que você mais admira em mim?
Você vai avaliar as dúvidas que tem e colocar no papel. Essa é uma forma de compreender ainda mais seu cônjuge.

3. “Você me conhece bem”?

Separe um cronômetro, um despertador ou celular que conte o tempo. Separe 15 segundos para responder cada resposta, essa dinâmica é para saber quanto do cônjuge você conhece e merece respostas rápidas.

Por exemplo:

Comida.
Lazer.
Medo.
Especial.
Desejo.
Paixão.
Chorar.
Irritação.
4. Caixa surpresa dos correios

Essa dinâmica tem como proposta deixar o relacionamento a dois mais doce e saboroso. Você pode criar uma caixa surpresa, que pode ser comprada ou confeccionada, pode ser de papelão, plástica ou madeira.

Deve ser decorada com palavras, tinta, tecido, ou fotos do casal.

Nesta caixa todos os dias você colocará um desejo, ou um elogio, ou um presente, ou contará como foi seu dia. Intercale. Deixe a caixa em um cantinho só de vocês dois, para que as crianças não mexam nas informações. É a caixinha do casal!

5. Toques e carinhos

Você poderá utilizar nesta dinâmica, materiais como:

Algodão.
Bolinhas terapêuticas massageadoras. (Podem ser compradas bolinhas de borracha ou plásticas em lojas de presentes).
Óleos corporais.
Tecidos macios e de seda.
Essa dinâmica tem como objetivo aproximar intimamente o casal, de forma que o cônjuge possa demonstrar carinho. Você pode fazer durante 30 minutos massagem na pele de seu cônjuge e depois o seu cônjuge também desempenhará a mesma dinâmica em você. Foque nas partes de maior tensão como braços, costas, coluna e pescoço. Você pode colocar uma música de fundo ou cantar para seu cônjuge, enquanto ele relaxa.

6. Medindo seu estresse

Nessa dinâmica serão utilizados sopros e informações. Para cada informação será exigida uma intensidade de estresse.

Se uma ação de seu cônjuge o deixa com estresse nível um, dê um sopro. Ele pode ser feito de modo suave nas mãos do cônjuge.

Se o estresse for nível dois, são dois sopros e se o estresse for nível três, serão três sopros.

Você colocará situações como as seguintes:

Quando seu cônjuge deixa tudo bagunçado a sua intensidade de estresse é (sua intensidade e não a de seu cônjuge)... (quantidade de sopros).
Quando não responde...
Quando discute comigo...
Quando não avisa que vai demorar...
Quando fica nervoso(a) com o trabalho...
Quando não tem tempo para a família ou os filhos...
Essas dinâmicas tem o objetivo de trazer mais comunhão para os casais. Você pode fazer quantas perguntas quiser e criar outras dinâmicas a partir destas. Use a criatividade sempre para amar e preservar o que há de melhor em sua família!

Gostou? Compartilhe com seus amigos!
FACEBOOK TWITTER EMAIL PINTEREST MORE

Fernanda Ferraz

Graduada em RH, acredito que nossa vida têm verdadeiro propósito, sou SUD, sei que toda dor e aflição é uma fonte de virtude e força espiritual, que nos molda e purifica.
Website: http://fernandaferrazmeuspassospelocaminho.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário