sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Casamento, bênção de Deus

Tema: 
Casamento, bênção de Deus.
Hoje vivemos em um mundo em que casar e se divorciar virou uma rotina, algo corriqueiro, as pessoas resolvem casar e na primeira crise resolvem com uma grande facilidade que devem se separar.
Mas o que houve com a frase: Felizes para sempre!
E a Bíblia quando diz: O que Deus uniu, o homem não separe.
Casamento é algo extremamente sagrado para Deus, tanto é que você ao se comprometer, ficar noivo e após vir a se casar. Você passa a usar uma aliança, veja aliança que eu saiba ela tem uma forma circular, ou seja, não tem início nem fim é contínuo representa uma caminhada em que o homem e a mulher estarão sempre unidos, fiéis um ao outro e crescendo, juntos, no relacionamento.
A liderança do marido deve ser exercida com amor, mansidão e consideração pela esposa e família (25-30;6:4). 
· A responsabilidade do marido que Deus lhe deu inclui: 
1. Provisão para as necessidades espirituais e domésticas da família (23;I Tm.5:8). 
2. O amor, a proteção, a segurança e o interesse pelo bem-estar dela, da mesma maneira que Cristo ama a Igreja (25-33). 
3. Honra, compreensão, apreço e consideração pela esposa (Cl.3:19). 
4. Lealdade e fidelidade totais na vivência conjugal (31; Mt. 5:27,28). 
· O amor sacrificial de Cristo é o exemplo do amor que o marido cristão deve para a sua esposa. 
· O vs.31 diz uma só carne ou seja, a união do homem com a sua mulher, deve ser íntima e completa. Não pode haver segredos e nem coisas escondidas. Tudo deve ser falado com muita transparência e amor. 
· Assim, o casamento verdadeiramente terá a bênção do nosso Deus. 


terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

37 coisas que se deve dizer ao cônjuge

37 coisas que se deve dizer ao cônjuge

Um casamento feliz é um porto seguro onde podemos relaxar e nos recuperar das tensões do dia-a-dia. Precisamos ouvir coisas positivas de nosso companheiro ou companheira. Da mesma forma que eu reuni alguns amigos para relacionarem uma lista do que NÃO se deve dizer ao cônjuge, eles também sugeriram o que gostariam de ouvir.
Belo trabalho!
Você é maravilhoso(a).
O que você fez foi muito bom.
Você está deslumbrante hoje.
Eu não me completo sem você.
Agradeço tudo o que você tem feito por mim em todos esses anos.
Você está em primeiro lugar na minha vida, antes dos filhos, da carreira, dos amigos, de tudo.
Estou feliz por ter-me casado com você.
Você é o(a) meu (minha) melhor amigo(a).
Se tivesse de começar tudo de novo, eu me casaria com você.
Como quis ter você ao meu lado hoje!
Senti sua falta hoje.
Não consegui parar de pensar em você hoje.
É bom acordar a seu lado.
Você sempre será o meu amor.
Adoro ver o brilho em seus olhos quando você sorri.
Como sempre, você está com uma ótima aparência hoje.
Eu confio em você.
Eu sempre posso contar com você.
Você faz com que eu me sinta bem.
Estou muito orgulhoso(a) por ter-me casado com você.
Sinto muito.
O erro foi meu.
Do que você gosta?
Em que você está pensando?
Quero ouvir com atenção.
Você é muito especial.
Não posso imaginar viver sem você.
Eu gostaria de ser um(a) companheiro(a) melhor.
O que posso fazer para ajudar você?
Ore por mim.
Estou orando por você hoje.
Eu aprecio cada momento que passamos juntos.
Obrigado(a) por me amar.
Obrigado(a) por me aceitar.
Obrigado(a) por ser meu (minha) companheiro(a).
Você torna meus dias mais brilhantes.

Steve Stephens




domingo, 23 de fevereiro de 2014

POR QUE CASAMENTOS DÃO CERTO E OUTROS NÃO?

POR QUE CASAMENTOS DÃO CERTO E OUTROS NÃO?

Muitas pessoas acham que casamento é igual loteria. Alguns acertam e muitos outros não. Não há uma regra de êxito na vida conjugal.
. A verdade é exatamente o contrário. Casamento é fruto de investimento pessoal, de trabalho, de vontade de dar certo. Não é aventura, não é programa com adrenalina, quando você fica a cada dia se perguntando o que vai acontecer.  Tudo começa com um compromisso. O casamento é um compromisso de várias facetas: 1) um compromisso com Deus – diante de Deus eu afirmo o meu propósito de lutar para ter o melhor casamento possível. 2) um compromisso com o cônjuge – eu prometo à pessoa que coloco ao meu lado que vou lutar para que tudo dê certo, mesmo que tenha de abrir mão de muitas coisas, de “engolir sapos”, recalcar temporariamente as minhas razões. 3) um compromisso comigo mesmo – pois eu dependo do sucesso desta união para ser feliz, e tenho sob minha responsabilidade o fazer a felicidade da pessoa amada. 4) um compromisso legal – ser feliz no casamento, fazê-lo dar certo, não depende do papel assinado no cartório, mas passa por ele, pois com a proteção da lei eu dou tranquilidade ao cônjuge, aos filhos desta
Às vezes o casamento não se desfaz, mas depois de anos e anos de convivência ele está no mesmo estágio dos primeiros dias. Não houve crescimento dos cônjuges, não houve adaptação, não houve mudanças. Um dos erros mais frequentes é querer que o outro se adapte a nós. Esperam que o cônjuge venha mudar para se “enquadrar”.  Isto acontece porque estas pessoas se colocam no centro do mundo, e todos os demais devem girar em torno deles, de suas necessidades ou o pior de seus sonhos, ou então foram aqueles que durante o namoro e noivado viram os problemas de seu cônjuge e disseram: quando casar eu conserto.  Quando não dá certo, porque é obvio que não vai dar certo, têm uma incrível capacidade de se desculpar e de culpar o mundo. Por isso, são pessoas desajustadas não somente na união conjugal, mas em qualquer esfera de relacionamento.
Em especial, o casamento exige dos cônjuges adaptação, perder algumas coisas, ser enriquecido e enriquecer. Costumo pedir sempre aos noivos quando no aconselhamento pré-nupcial, no último dia, que eles olhem as mãos deles mesmos e me digam o que estão vendo. Normalmente, ninguém consegue responder o que desejo. Então, eu afirmo: eu vejo o futuro de vocês. Construirão com estas mãos, como também poderão destrui-lo. Se não se conscientizarem que depende somente deles e de mais ninguém não chegarão muito longe.  Há gente que procura o pastor para aconselhamento pensando que o pastor poderá resolver o problema.  Ou pede orações, como se oração fosse um passe que exorcizasse a situação, mas nada faz, nada decide. Deus não fará aquilo que você tem que fazer em seu lar. Em outro contexto, o Senhor disse a Paulo: Paulo, duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões. Podemos aplicar estas palavras no contexto do lar, para lembrar que há coisas que Deus faz, há coisas que eu preciso fazer, e há coisas que os dois cônjuges precisam fazer para que haja uma mudança significativa no casamento.
Precisamos corrigir alguns equívocos que alguns cometem em seu relacionamento conjugal.
O primeiro é a espiritualização do problema. A pessoa se recusa a enxergar o problema e espiritualiza a questão. Joga a responsabilidade para Deus. “Vamos orar, somos crentes”. Crentes casam tão mal quanto não crentes. Gente bem e mal casada há em todas as religiões. É bom ter uma autoridade espiritual comum sobre os dois, mas isto não garante um casamento bem sucedido. Se assim fosse, as pessoas religiosas seriam pessoas felizes em seus matrimônios. O que acontece é que a pessoa não sabe como agir e diz que entregou a Deus. Deveria ter entregado a Deus antes, no início, antes de dar bem ou mal. Mas o fato é que muitos usam Deus e a visão espiritual como paliativos. Via de regra, a fé é terapêutica. Deveria ser profilática. Em vez de remediar, deveria preparar a pessoa para escolher bem, com valores corretos, posições maduras. Mas muitas pessoas usam Deus como pretexto para o que não sabe fazer. Entrega a Deus ou depende de Deus. É bom depender de Deus, mas é oportuno lembrar que Deus nos deu liberdade, inteligência, sensibilidade, espiritualidade para quebrantar-nos e corrigir-nos. Paremos de ver Deus como aquele que só aparece para quebrar nossos galhos. Felizmente ele os quebra, muitas vezes. Mas seria melhor que não os criássemos. Devíamos ser mais maduros.
O segundo equívoco consiste em presumir que o sucesso de um casamento depende de nível econômico ou cultural. Um casamento bem sucedido não depende de quanto se tem ou de quanto se conhece. Não são as circunstâncias externas que fazem um casamento dar certo. Conheço gente pobre e gente rica tanto feliz quanto infeliz no casamento. E gente semi-analfabeta e gente douta também feliz e infeliz no casamento. “Ah, quem sabe se nossa situação financeira melhorar nós nos entenderemos melhor!” Ledo engano. O problema está no coração de cada um e nas expectativas que cada um levou para o casamento. Não são os outros que farão o seu casamento dar certo e crescer, mas sim vocês dois.
Adaptado.



quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Cordão de três dobras:

Tema:
Cordão de três dobras:

Se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa.” (Eclesiastes 4.12)

Um relacionamento com uma dobra mais rígida e poderosa é capaz de suportar muito. Mas notamos que no final do versículo há um porém: Não se quebra TÃO DEPRESSA. Isto significa que uma das dobras pode se romper ou até mesmo as duas. Jesus como a terceira dobra, nunca se quebra. Portanto o cordão deve ficar centralizado na terceira dobra. Assim é mais fácil de evitar um rompimento no relacionamento. Então aqui vai um segredo: A única forma vista de se passar por dificuldades e ainda manter o relacionamento em harmonia e em paz é só mesmo com o AMOR. Só mesmo com Jesus Cristo. Esta é a união que o Senhor Deus quer de um casal. Uma união a três dobras. Homem, mulher e Deus.
I - Nunca irritar-se ao mesmo tempo. 

II - Nunca gritar um com o outro. 

III - Se alguém deve ganhar numa discussão, deixar que seja o outro. 

IV - Se for inevitável repreender, fazê-lo com amor. 

V - Nunca jogar no rosto do outro os erros do passado. 

VI - A displicência com qualquer pessoa é tolerável, menos com o cônjuge. 

VII - Nunca ir dormir sem ter chegado a um acordo. 

VIII - Pelo menos uma vez ao dia, dizer ao outro uma palavra carinhosa. 

IX - Cometendo um erro, saber admiti-lo e pedir desculpas. 

X - Quando um não quer, dois não brigam.

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

SIGNIFICADO DA ALIANÇA NO CASAMENTO

SIGNIFICADO DA ALIANÇA NO CASAMENTO
A aliança entre DEUS e duas pessoas que se unem pelos laços do matrimônio, vai muito mais além de um simples contrato de casamento, ou regime de comunhão de bens.
Aliança é um compromisso ilimitado que o casal assume diante de DEUS, e dos homems como confissão de amor eterno. “De modo que já não são mais dois, porém uma só carne. Portanto, o que DEUS ajuntou não o separe o homem”. Mateus (19:6).
Características de aliança no casamento.
a) Juramento
b) Fidelidade
c) Vida compartilhada
d) Compromisso
e) Prioridade
f) Lealdade
g) Companheirismo
Os que já se casaram firmaram promessa de aliança eterna, até que a morte os separe, os que ainda irão se casar, também firmarão promessa de aliança eterna com sua amada.
DEUS fez aliança com seu povo, e tem promessas para todos nós, é Ele quem nos capacita em cumprir a aliança com nosso cônjuge.
Porque os montes se retirarão, e os outeiros serão removidos; mas a minha misericórdia não se apartará de ti, e a aliança da minha paz não será removida, diz o senhor, que se compadece de ti”. Isaias (54:10).

Durante a cerimônia de casamento os cônjuges fazem promessas como:
a) Amar
b) Honrar
c) Cuidar
d) Respeitar
Incondicionalmente como:
a) Na alegria
b) Na dor
c) Até a morte
Mais se em todas estas promessas, DEUS não estiver inserido como centro e razão da união, o compromisso foi firmado apenas entre duas pessoas.
a) Para que um casamento possa ser considerado como aliança é preciso que DEUS seja convidado a estar presente como testemunha eterna.
b) No casamento não pode haver egoísmo e nem individualismo, os cônjuges não são mais crianças, nunca poderá existir expressões como eu e meu.
c) As expressões que deverão ser usadas sempre serão nós e nosso, e assim vamos prosseguindo no crescimento e amadurecimento no plano de DEUS para o casamento.
Coloque nas mãos de DEUS seu casamento, faça sua parte, viva em perfeita harmonia, experimente a plenitude de seu relacionamento vivendo em sabedoria.
Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se caírem, um levanta o companheiro; ai, porém, do que estiver só; pois, caindo, não haverá quem o levante. Também se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só como se aquentará? Se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; o cordão de três dobras não se rebenta com facilidade”. Eclesiastes (4:9-12).

Vocês dois fizeram votos no dia de seu casamento, portanto devem cumpri-los, conforme nos alerta a palavra de DEUS.
Quando a DEUS fizeres algum voto, não tardes em cumpri-los; porque não se agrada de tolos. Cumpre o voto que fazes. Melhor é que não votes do que votes e não cumpras”. Eclesiastes (5:4-5).
DEUS também tem promessas de aliança para a sua família, deixe DEUS dirigir sua família conforme.
Eles serão o meu povo, e eu serei o seu DEUS. Dar-lhes-ei um só coração e um só caminho, para que me temam todos os dias, para seu bem e bem de seus filhos. Farei com eles aliança eterna, segundo a qual não deixarei de lhes fazer o bem; e porei o meu temor no seu coração, para que nunca se apartem de mim. Alegrar-me-ei por causa deles, e lhes farei bem, planta-los-ei firmemente nesta terra, de todo o meu coração e de toda a minha alma”. Jeremias (32:38-41).
Como podemos observar, existem muitos benefícios quando estamos em aliança com DEUS. Confie Nele, permita que JESUS CRISTO faça parte de seu relacionamento. Muitos ainda não experimentaram, permita a unção do Espírito Santo no seu casamento, você vai ver que JESUS CRISTO fará a diferença.
Respondeu-lhe Jesus; eu sou o caminho e a verdade e a vida, ninguém vem ao pai senão por mim”. João (14:6).
DEUS em sua infinita misericórdia fez oito alianças com o homem conforme relatado em sua palavra, revelando a nós, qual a boa, perfeita e agradável vontade em seu propósito, refletindo o seu amor, a sua graça e a sua fidelidade, embora nós não demonstremos nossa fidelidade para com Ele, mas pela sua misericórdia, Ele tem nos capacitado. Sejam muito felizes na santa graça de nosso senhor e salvador JESUS CRISTO.



Conferencia de Casais (Tema: Familia Moderna )

Tema Familia Moderna.
Pr. Zaqueu & Pra. Marlene 

Trabalho, Cuida da casa. Lidar com tantos papéis ao mesmo tempo é um desafio para pais e mães. O segundo painel do 3º Seminário Ministerio de Casais Amovc – Famílias Contemporâneas falou justamente sobre isso. Com tantas tarefas, 24 horas é muito pouco mesmo. Além da correria do dia a dia, a Pra, Marlene, mediadora da mesa de debate, e Pr. Zaqueu divisão de tarefas. Refletir sobre os problemas da família atual para buscar mais qualidade de vida 

Não se fazem mais crianças como antigamente. Nem crianças, nem pais, nem mães. Aliás, não se fazem mais famílias como antes. Nas últimas cinco décadas a composição familiar passou por transformações vastas e, ao que parece, vieram para ficar. Muita coisa mudou por completo. Afinal, imagine que frases como "Quando seu pai chegar vou contar tudo para ele!" eram muito ouvidas pelas crianças do passado e hoje não fazem o menor sentido. Parece bastante difícil imaginarmos hoje uma mãe que passe os dias cuidando dos filhos e sempre à espera do marido, pai e provedor, único capaz de restabelecer a ordem e a autoridade no lar. Tanto a estrutura quanto a sobrevida da antiga unidade familiar transformaram-se profundamente. 

É preciso cuidar da família. O individualismo reinante, muitas vezes impede que atentemos para ela 

Estabelecimento de regras é o processo pelo qual o relacionamento irá se definir e operar. Se um relacionamento tem regras funcionais, será capaz de resolver problemas. As regras podem surgir naturalmente, ser implícitas ou produto de diálogo e interação. São criadas desde o começo do relacionamento. Aquele contrato inicial que estabelecemos encobre uma negociação ativa de como o relacionamento funciona e deve ser discutido sempre que for necessário. 

União Social 
- O casal origina-se de famílias diferentes: pais, sogros, parentes; 
- constituem família (grupo social) 
- Sociedade Casa – Família – Sociedade 
- Aspecto legal 


União Espiritual 
- Os dois precisam ter as mesmas convicções espirituais 

- Precisam ter o mesmo comportamento espiritual no servir Deus 

União Psicologica 
- Refere-se á união dos temperamentos, dos sentimentos, das emoções 
- Equilíbrio emocional ¨temperados¨ fruto da temperança 

União Intelectual 
- Resultante da formação de instrução do conhecimento adquiridos. Se possível, dois devem ter o mesmo nível intelectual aproximados. 

União Social 
- O casal origina-se de famílias diferentes: pais, sogros, parentes; 
- constituem família (grupo social) 
- Sociedade Casa – Família – Sociedade 
- Aspecto legal 

Minha família é especial 

Tenho uma família 
E ela é tudo para mim 
Sempre soube disso 
Mas agora sinto mais assim 
Talvez seja porque 
Com o passar do tempo eu cresci 
Ou talvez eu simplesmente amadureci! 

Minha família é especial 
Não há no mundo outra igual 
Família é um presente do Pai Celestial 
Por ela sempre viverei, 
E ela sempre honrarei 
Pois só com ela a eternidade passarei 

Tenho uma família 
Como todo mundo tem 
Amo cada um e 
Muito amada sei que sou também 
Meu lar é meu lugar de aconchego e proteção 
É o templo do meu coração

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Curso Para Noivos,

Paz,
Poucas vagas, Curso Para Noivos, CURSO DE TREINAMENTO PARA LÍDERES DE CASAIS
Inicio 30.03.2014  Domingo,  10:30 ate 11:30  seis domingos
ADMAF - Assembléia de Deus Missão Apostólica Fé
 Campo de São Cristóvão, 200 - São Cristovao, Rio de Janeiro - RJ
Maiores informações, ligue (21) 2157-7939 Secretaria da Igreja Sra. Sabrina,
(21)-79863-5128 -21-3173-8128 Pra. Marlene
Pr. Zaqueu & Pra. Marlene.


O casamento e seus detalhes

O casamento e seus detalhes

O homem não é dono da mulher. É a cabeça. Como marido e mulher se tornam uma só carne no casamento, só pode haver uma cabeça – o homem. Ele é, portanto, responsável diante de Deus. Vimos isso em Adão e Eva depois de terem pecado. Deus não chamou Eva a prestação de contas, mas sim a Adão.
O casamento é uma situação de trabalho em equipe; as decisões devem ser tomadas depois de consideração e discussão conjunta. Quanto maior for o envolvimento de ambos, mais êxito terá a decisão.
Deus dá ao homem e à mulher a chave para abrir o caminho para a felicidade – Jesus Cristo. Viver no temor de Cristo significa que ambos os cônjuges decidem livremente, por amor, fazer a vontade do Senhor e serem guiados pelos exemplos de Cristo que, espontaneamente, abdicou dos seus direitos. Ele só queria fazer a vontade de Deus. (Fl 2.5-8)
Porém, vale ressaltar que só por amor a Cristo é que a mulher pode aprender a obedecer ao marido. Quando o faz, obedece ao Senhor. Mas também é só por amor a Cristo que o homem pode amar a sua esposa como a si mesmo. Desse modo exprime o seu amor a Jesus Cristo. Quando um homem manifesta este tipo de amor, será que a esposa não está disposta a ajustar-se a ele?
Também aqui o ponto crucial está em escolher o homem certo – o homem que tenha em si as possibilidades de dirigir sabiamente o lar. Lembre-se que o homem também é pecador e que precisará se desenvolver até atingir uma liderança amadurecida no casamento. À medida que o homem cresce espiritualmente, tornar-se-á consciente de que precisa que a esposa o ajude a tornar-se o homem que Deus quer que seja.
Assim entendemos que muitos dos problemas no casamento surgem por estas necessidades serem descuradas. Na natureza, ervas daninhas se desenvolvem e se alastram se não forem controladas. O casamento precisa também de cuidado contínuo para chegar a dar bom fruto.
Por isso o casamento precisa de:
ACEITAÇÃO – deixe que o seu cônjuge saiba que se sente feliz com ele. Deixe que o outro seja realmente ele próprio. Isso significa enfatizar os seus pontos fortes em vez de apontar sempre os fracos. Isso significa não exigir demais nem o comparar com outros.
Aceitar o cônjuge significa aceitá-lo com amor e paciência, tal como Cristo nos aceita (Rom. 15.7). O primeiro passo que nos habilita a fazer isso é a fé. Temos de ter fé de que primeiramente somos aceitos por Deus. Se não estiver certo disso, terá dificuldades em aceitar o seu companheiro.
APREÇO – é preciso demonstrar apreço. É muito fácil considerar o outro já seguro e nunca mais dizer obrigado.
Por que é tão importante uma atitude de apreço? Porque é um reflexo de nossa resposta ao caráter de Deus. O Senhor gosta que lhe agradeçamos (I Ts 5.18). No Velho e no Novo Testamento as pessoas não gratas eram severamente punidas (Dt 28.47-48 e Rm 1.21).
A efetividade seca, se não houver uma palavra de apreço mesmo pelas coisas mais simples. De fato, são as coisas pequenas que se tornam importantes.
Desenvolva uma atitude de gratidão por toda sua vida. Use parte dos seus momentos a sós com Deus para lhe agradecer. E agradeça também ao seu cônjuge, pelo menos uma vez por dia, por algo que tenha feito.
ENCORAJAMENTO – todos precisamos de encorajamento. A pessoa deseja saber que é apreciada, que está a fazer um bom trabalho. Isso revigora o seu sentimento de autoestima e, ao mesmo tempo, alarga a sua capacidade. Muitas vezes nos prendemos aos defeitos em vez de salientarmos as virtudes. A maior parte das pessoas torna-se aquilo que esperamos delas.
CONSIDERAÇÃO – é importante dar atenção um ao outro, ser cortês e amável. Jesus é o nosso exemplo. Ele lavou os pés dos discípulos, embora tal trabalho não costumasse ser feito por um dos hóspedes. Toda casa judaica tinha uma pequena sala onde as pessoas podiam lavar os pés. Os ricos tinham um servo encarregado de fazer esse trabalho. Quando Jesus lavou os pés dos discípulos, fê-lo como um ato prático de amabilidade. Jesus foi o exemplo de pessoa disposta a servir.
Enquanto namoramos, fazíamos muitas coisas para conquistar o amor de alguém, mas quando já casados parecemos nos esquecer de dar flores, cartões e a atenção que dávamos quando procurávamos conquistar este amor.
O padrão bíblico para as nossas relações com outros está em Mateus 7.12: ‘‘Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas.’’
Uma sugestão prática nesta área é fazer diariamente pelo cônjuge uma coisa que vá além das obrigações normais.


sábado, 8 de fevereiro de 2014

Por que brigamos?

Por que brigamos?
Não brigamos por coisas essenciais, embora nosso discurso seja montado para justificar nossas ações.
Brigamos para mostrar que somos fortes.
Mas quem briga desnuda, na verdade, a sua fraqueza.
Quem briga é fraco porque suas causas são pequenas.
Quem briga é porque acredita que vencer é eliminar quem se lhe opõe.
Quem briga é fraco porque a escolha pela força vem da certeza que vai ganhar.
Quem briga é fraco porque sua decisão é uma derrota para suas emoções, de quem se torna refém.
Quem briga é fraco porque cede às pressões de sua cultura familiar ou do meio mais amplo, que acabam lhe determinando como padrões os valores da violência.
Os verdadeiramente fortes não aceitam provocações.
Os verdadeiramente fortes não brigam porque sabem que podem perder.
Os verdadeiramente fortes não sentem necessidade de exibir seus músculos.
Os verdadeiramente fortes não descontam nos outros suas eventuais frustrações.
Os verdadeiramente fortes são vencedores que não precisam nocautear adversários nenhuns.
Os verdadeiramente fortes não abrem mão da paz, com seus próximos, consigo mesmos e com Deus.
O melhor sinônimo para briga é estupidez.
ISRAEL BELO DE AZEVEDO

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

TREINAMENTO PARA LÍDERES DE CASAIS

17 palestras: Vai Mudar Sua Vida


1ª - Construindo ”meu Lar”.
2ª - 
As Consequências das Crises Familiares.
3ª - Criação de filhos.
4ª - Ajuste sexual.
5ª - Finanças do casal.
7ª. Veredas Antigas.
8ª - Dependência de Deus no Casamento.
9ª-Evitando Brigas.
10.Orçamento Doméstico.
11.  As Cinco Linguagens do Amor..

12. Como Perdoar Alguém da Família?

13. 9 Regras Para Um Casamento Feliz

17. Através do casamento Deus criou uma aliança entre duas pessoas.

 

 

Meus contatos: Tel:21-7863-5128 – 21-3173-8128- ID 55.10x42511
                                                       21- 9885-7139 - vivo




A Família bem Sucedida

Texto: “Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha. E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína” (Mateus 7.24-27).
Introdução:

Assim como cada pessoa, as famílias também precisam ser edificadas sobre a Rocha que é Cristo.

1. As famílias e as tempestades.

a. O verso 25 fala de chuva, rios e ventos: “e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa…”.
b. Esses rios, ventos, chuvas bem podem ser: as lutas, os desafios, as crises, as dificuldades que a família enfrenta.
c. O objetivo principal do inimigo é atingir a família. Quando ele fere a família, o Estado é atingido, a escola, a igreja, a sociedade.
d. Suas estratégias são muito conhecidas: sexo, bebidas, drogas, consumismo, ativismo,falta de tempo. O inimigo tem armado laços para envolver a família.
e. As tempestades as vezes são provações, tentações e lutas. Quantos laços tem sido armados e quantas famílias estão atravessando momentos de angústias, de dor, de desafios. São as tempestades que assolam.

2. A família e o sólido fundamento.

a. O verso 24 lembra: O homem prudente é aquele que constrói sua casa sobre a rocha;
b. À luz do ensino das Escrituras Sagradas, a Rocha é o Senhor Jesus Cristo (At 4.11; 1 Pe 2.4-6; 1 Co 3.11; Ef 2.20);
c. A família precisa de uma base, um alicerce, um fundamento, caso contrário fica solta, se torna frágil, volúvel, não resiste aos embates, se desintegra. Na prática é isto o que está acontecendo hoje com a família. Divórcios, separações, crianças abandonadas, violência, suicídio de adolescentes, filhos tirando a vida de seus pais, pais atentando contra a honra de suas filhas;
d. Apesar das tempestades, ela não cai, ela tem um fundamento.

3. A família e o segredo da vitória.

a. O verso 24 esclarece: O homem prudente é aquele que ouve e pratica a palavra do Senhor.
b. O segredo para o bem estar, a harmonia, o equilíbrio da família está na prática dos princípios estabelecidos na Palavra de Deus. A Bíblia é o manual da família. Não basta consultá-lo apenas, é preciso levar a sério os seus ensinos;
c. Cremos na urgente necessidade de uma volta à Palavra de Deus. Ela não pode apenas ser um enfeite nas casas, ela precisa ser lida e praticada pela família. Ela é luz, é lâmpada, ela é bússola, é espada, é fogo, é pão, é água, é refrigério. Eis o segredo, a Palavra é viva e eficaz (Hb 4.12).
Conclusão:

Mateus 7.24-27 fala de duas casas: a que não cai e a que cai. Construamos a nossa casa sobe a Rocha e ela não cairá.



segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

COMO PAPARICAR SUA ESPOSA

COMO PAPARICAR SUA ESPOSA
AMIZADE CONJUGAL
(A mulher adúltera)… deixa o amigo da sua mocidade e se esquece da aliança do seu Deus. Pv 2.17
O casamento bíblico é aliança com “o amigo da mocidade”. Para evitar brechas no relacionamento, cultive sua amizade com sua esposa por meio de algum tipo de “hobby” que vocês dois possam fazer em conjunto: um esporte, uma atividade cultural, um ministério na igreja, um serviço comunitário, uma área de música ou diversão.
UM SABE-TUDO?
Não sejas sábio aos teus próprios olhos; Teme ao Senhor e aparta-te do mal. Pv 3.7
Ninguém aguenta o “sabe-tudo”. Às vezes, nós homens nos comportamos como se tivéssemos todas as respostas para tudo, e não valorizamos as sugestões de nossas esposas. Que tal hoje pedir a opinião de sua esposa numa área em que ela tem mais facilidade do que você? Aproveite seus dons e talentos, você pode aprender algo útil com ela!
PERDÃO COBRINDO TRANSGRESSÃO
O ódio excita contendas, mas o amor cobre todas as transgressões. Pv 10.12
Mágoas e ressentimentos destroem o casamento e “ira não resolvida” abre brecha para o Diabo (Ef. 4.26,27). Você tem guardado mágoa contra sua esposa? Alguma irritação contínua? Estenda para ela o mesmo perdão que você primeiro recebeu da cruz de Cristo. Cubra as transgressões decidindo perdoar e, se possível, esqueça. Paparique sua esposa tirando os “entulhos” do seu relacionamento.
A “FOFOCA” DOS SÁBIOS
Alguém há cuja tagarelice é como pontas de espada, mas a língua dos sábios é medicina. Pv 12.18
Você fala bem ou mal da sua esposa para outras pessoas? A melhor forma de elogio é a “fofoca” dos sábios – palavras de elogio faladas para outras pessoas sobre nossa esposa. Assim como a fofoca suja se espalha, mais cedo ou mais tarde essas palavras de elogio chegarão até ela. Que tal compartilhar com alguém hoje o que você admira em sua esposa e veja como a “fofoca dos sábios” edificará seu lar.
O GUIA SÁBIO
O justo serve de guia para o seu companheiro, mas o caminho dos perversos os faz errar. Pv 12.26
A mulher que teme a Deus sente-se mais segura quando seu marido a lidera espiritualmente. Você é um guia espiritual em casa? Se sua família não tem o costume da leitura da Palavra de Deus, que tal começar hoje um tempo devocional em casa com um pequeno texto bíblico e pedidos de oração? Sua esposa vai amar o convite!
ADORNANDO O CONHECIMENTO
A língua dos sábios adorna o conhecimento, mas a boca dos insensatos derrama a estultícia. Pv 15.2
Para “adornar” o dia da sua esposa, que tal deixar um recado para ela na caixa de correio de sua casa, na caixa postal ou na secretária eletrônica? Prepare suas palavras com antecedência, e conte como você está grato por tudo que ela significa em sua vida, listando algumas qualidades que você admira nela.
BELEZA E ALEGRIA INTERIOR
O coração alegre aformoseia o rosto, mas com a tristeza do coração o espirito se abate.Pv 15.13
Você separa tempo só para alegrar o coração de sua esposa? Às vezes, isto exige sacrifício – como desistir daquele jogo de futebol ou corrida de Fórmula 1 na TV – para leva-la ao shopping ou a outro lugar que ela gosta. Se os recursos são poucos, que tal uma saída simples, mas divertida, em que cada um terá certo valor para comprar algo para agradar ao outro? Um sorvete, uma flor, chicletes ou chocolate, um CD, etc.
PAVIO LONGO
O homem iracundo suscita contendas, mas o longânimo apazigua a luta. Pv 15.18
Alguns homens podem paparicar suas esposas com todas as ideias criativas do mundo e estragar tudo com uma explosão de ira. O marido sábio sabe que há dias no mês em que sua esposa pode ficar mal-humorada. Que oportunidade para andar mais uma “milha” sendo compreensivo e amoroso! Em nome da paz, talvez você tenha que engolir em seco seu orgulho, mas não engula sua esposa numa rixa desnecessária.
MEDITANDO A RESPOSTA
O coração do justo medita o que há de responder, mas a boca dos perversos transborda maldades. Pv 15.28
O caminho de volta para casa depois do serviço pode ser um tempo de preparo emocional e espiritual para enfrentar novos desafios com bom humor, mesmo depois de um dia difícil. Use aquele tempo no trânsito para fazer a transição do mundo do trabalho para o mundo do lar. Quando chegar a casa, estará pronto para ser, não só um homem trabalhador, mas um bom marido e bom pai.
HUMILDADE E HÁBITOS
O temor do Senhor é a instrução da sabedoria, e a humildade precede a honra. Pv 15.33
O amor por Deus e pelo próximo andam de mãos dadas. Os maus hábitos causam muita tensão entre os casais, mas para haver mudanças é preciso humildade e muita graça, e muitos maridos não querem mudar. Ser grosseiro, deixar roupas espalhadas, ignorar a higiene pessoas, etc, talvez pareçam hábitos inocentes, mas prejudicam os relacionamentos. O amor requer a tentativa!
SOBERBA E RUÍNA
A soberba precede a ruína, e a altivez do espirito, a queda. Pv 16.18
A soberba no casamento revela-se de muitas maneiras: alguém sempre pensa em si mesmo primeiro, fala sem parar dos seus próprios sonhos, sempre reserva o maior e melhor pedaço para si, nunca admite que errou, não pede perdão, domina o controle remoto, demora para sair do banheiro ignorando os outros. Você quer paparicar sua esposa? Pense nela antes de si mesmo (Ef 5.28,29)
ESPÍRITO SERENO
Quem retém as palavras possui o conhecimento, e o sereno de espírito é homem de inteligência. Pv 17.27
Desenvolva intimidade no seu casamento. Existe uma linha muito fina entre ser um homem reflexivo e quieto, mas que participa do lar, e ser um homem introvertido e ausente. Não seja egoísta, se você for um homem quieto, não use sua personalidade como desculpa para fugir da sua esposa e de compartilhar com ela os pensamentos do seu coração. A intimidade no casamento depende disso.
PERIGO: HOMEM NA COZINHA!
O preguiçoso mete a mão no prato e não quer ter o trabalho de a levar à boca. Pv 19.24
Embora alguns homens gostem de cozinhar (e o fazem bem!), a maioria prefere deixar o serviço para sua esposa ou doméstica. Que tal surpreender sua esposa, assumindo o serviço da cozinha quando ela estiver muito ocupada? Faça algo simples, mas caprichado e ao mesmo tempo aprenda a valorizar o que ela e outros fazem por você todos os dias.
TEMOR AOS HOMENS
Quem teme ao homem arma ciladas, mas o que confia no Senhor está seguro. Pv 29.25
Em vez de serem seguros, muitos dos homens têm medo do que outras pessoas vão pensar se tratar suas esposas com delicadeza. Seja um homem cavalheiro, abrindo a porta para sua esposa, puxando a cadeira para ela se sentar, ficando do lado da rua ao caminhar com ela, assumindo tarefas desagradáveis do lar. Entenda sua posição em Cristo para proteger e cuidar de sua esposa como “vaso mais frágil” (1Pe 3.7).