quarta-feira, 5 de outubro de 2016

DINÂMICAS

Por ser um assunto muito pesquisado no blog, descrevemos aqui as dinâmicas que realizamos em nossos Encontros. Aproveitem e deem boas risadas! Depois nos conte como foi.

1. TESTE DE PERCEPÇÃO

Os casais se colocam em pé, um de costas para o outro, e tem que responder as seguintes perguntas: a) para a esposa: qual a cor da meia que o marido está usando; b) para o marido: qual a sandália que a esposa está usando; c) cada pessoa é orientada a mudar alguma coisa em si mesmo sem que seu par veja, depois cada um tem que descobrir o que mudou.

Aplicação: cada cônjuge deve prestar atenção mesmo que nas mínimas coisas que se passa com o seu par.

2. COMO SOU VISTO PELO MEU CÔNJUGE?

Após receber papel e caneta, cada casal deve escrever 5 caracteristicas do seu cônjuge, é claro sem que o outro veja e sem se identificar. Misturados os papéis, são redistribuidos para as pessoas do grupo. Cada um lê os elogios ou os defeitos escritos, e o grupo tem que descobrir quem é a pessoa com aquelas características.

Aplicação: Oportunidade de reflexão sobre o que o seu cônjuge pensa a seu respeito, e o que pode ser melhorado no seu relacionamento.

3. CINDERELA

Os maridos devem se retirar do local, enquanto isso as esposas tiram os seus sapatos e colocam no centro, todos misturados. Dado o sinal, vence o marido que conseguir localizar os sapatos “corretos” da esposa, levar até ela e calçá-la.

4. DINÂMICA SOBRE UNIÃO E CONFIANÇA

O casal define quem ficará com os olhos vendados, e quem terá as mãos amarradas na costas. Vende e amarre cada um. Distribua o papel pardo, para cada um. Em cada papel tem um desenho incompleto.

Explique a eles, terão que completar o desenho, mas quem está vendado é quem vai por as “mãos na massa” e quem está com as mãos para trás, deve apenas dar as instruções.

No final, todos poderão apreciar os novos “artistas” e suas as “obras de arte”.

5. DIA DOS NAMORADOS PARA FRENTE E PARA TRÁS (adaptado para casais)

Faça linhas com fita adesiva no chão ou fileiras de cadeiras. Os participantes devem se posicionar no meio, de modo que possam se deslocar para frente ou para trás, à medida que respondam sim ou não às perguntas.

Elaborem perguntas sobre o relacionamento do casal, inclusive em situações íntimas, mas que tenham que respondem apenas sim ou não. Exemplos: se falou “eu te amo” para o cônjuge hoje; se irritou o seu cônjuge esta semana; se presenteou o cônjuge no último mês; etc.

Vence a pessoa que ficar mais à frente nas linhas ou fileiras.

6. OUÇA BEM

Os maridos são agrupados em um lado e as esposas são vendadas e rodadas. Cada marido terá que guiar sua esposa até ela alcançar a cadeira que estava sentada ou colocada a uma determinada distância. Ela terá que fazer tudo aquilo que seu marido a estiver orientado, como: vire para a direita ou pare e ande para a frente, etc. Todos os maridos estarão falando ao mesmo tempo e cada esposa terá que discernir a voz do seu marido. A esposa que chegar primeiro ganha o casal.

7. TESTE DO ROMANTISMO

Em uma cesta separe vários objetos, tais como, faca, colher de pau, calculadora, relógio, controle remoto, etc. Cada marido escolhe um objeto e tem que fazer uma declaração romântica para a esposa envolvendo aquele objeto.

Aplicação: Quando você ama de verdade, tudo é motivo para fazer declaração ao outro.

8. CARTÃO

Coloque o texto abaixo em um cartão e entregue um para cada marido. Ele deve assinar e colocar o nome da sua esposa a quem dedica o cartão, sem ler o conteúdo. Após, peça a um casal para ser os leitores. Primeiro a esposa. Pergunte às demais o que acharam… Ninguém vai gostar. Então peça ao marido que leia de baixo para cima. Todos irão se surpreender.

QUERO TE DIZER

Não te amo mais.

Estarei mentindo dizendo que

Ainda te quero como sempre quis.

Tenho certeza que

Nada foi em vão.

Sinto dentro de mim que

Você não significa nada.

Não poderia dizer jamais que

Alimento um grande amor.

Sinto cada vez mais que

Já te esqueci!

E jamais usarei a frase

EU TE AMO!

Sinto, mais tenho que dizer a verdade

É tarde demais…

9. TAREFAS PARA CASA

Distribua para cada esposa, em envelope lacrado com os dizeres Tarefa para casa. Dentro escreva SAIA DA ROTINA. e as orientações para cada esposa preparar um jantar romântico para o marido. E, no próximo Encontro, cada marido irá compartilhar o que achou.

Uma tarefa, nos mesmos moldes, para o marido, pode ser ele ter que preparar um café da manhã para a esposa.

10. UM COLINHO PARA VOCÊ

Faz-se um círculo com as cadeiras no local, com um pouco de espaço entre elas. As esposas sentarão nas cadeiras. Ao som de uma música, os respectivos esposos deverão dançar em volta das cadeiras. Em dado momento, pára-se a música, e os esposos deverão sentar no colo de suas esposas. O último que conseguir sentar, sai da brincadeira, carregando sua esposa no colo. A brincadeira continua, saindo sempre o último que conseguir se sentar. Quando restarem umas 4 ou 5 esposas em suas cadeiras, pode-se aumentar ainda mais o espaço entre elas, para dificultar a chegada do esposo até ela. O casal vencedor pode receber um prêmio.

11. PERA, UVA OU MAÇÃ

Organizar as cadeiras uma ao lado da outra, onde os casais deverão se assentar, mas não juntos, esposo e esposa ficam longe um do outro. O dirigente dá o nome de uma fruta a cada casal. O dirigente avisa que, à sua ordem, os casais que tiverem o nome da fruta mencionada deverão levantar-se, dar um abraço e um beijo em seu cônjuge e voltar aos seus lugares. Inicia-se então a brincadeira. O dirigente diz os nomes de duas frutas, os casais se levantam e, enquanto se beijam e se abraçam, uma cadeira é retirada. Ao voltar para seus lugares, uma das pessoas não poderá se assentar e então esse casal sai da brincadeira. Retiram-se duas cadeiras, e assim continua a brincadeira até que somente um casal consiga lugar.

12. JOGO DOS BILHETES

Descrição: Os integrantes devem ser dispostos em um círculo, lado a lado, voltados para o lado de dentro do mesmo. O coordenador deve grudar nas costas de cada integrante um cartão com uma frase diferente. Terminado o processo inicial, os integrantes devem circular pela sala, ler os bilhetes dos colegas e atendê-los, sem dizer o que está escrito no bilhete. Todos devem atender ao maior número possível de bilhetes. Após algum tempo, todos devem voltar a posição original, e cada integrante deve tentar adivinhar o que está escrito em seu bilhete. Então cada integrante deve dizer o que está escrito em suas costas e as razões por que chegou a esta conclusão. Caso não tenha descoberto, os outros integrantes devem auxiliá-lo com dicas.
O que facilitou ou dificultou a descoberta das mensagens?
Como esta dinâmica se reproduz no cotidiano?

Sugestões de bilhetes:
– Sugira um nome para meu bebê?
-Sugira um filme para eu ver?
-Cante uma música para mim?
-Gosto quando me aplaudem.
-Dobre a minha manga.
-Quanto eu peso?
-Me cumprimente.
-Quantos anos você me dá?
-Veja se estou com febre.
-Chore no meu ombro.
-Sorria para mim.
-Me faça uma careta?

13. UMA TAREFA PARA VOCÊ

Distribua papel e caneta para cada participante e peça que escreva o que gostaria que a pessoa do seu lado faça. Após cada um ler, explicar que a tarefa é para a própria pessoa fazer. Você poderá perceber que, às vezes, o que você quer que a outra pessoa faça, não é aquilo que você gostaria de fazer.

14. ANEL

Divida o grupo de casais em dois menores. Em pé e em fila, dê a cada pessoa um palito de churrasco e ao primeiro da fila, um anel. O grupo que conseguir passar o anel de palito em palito, sem colocar a mão, ganha a competição. É claro que se o anel cair, deverá voltar ao início.

15. DISPUTA DE PÊNALTIS

O casal se revezava ora na linha ora no gol. Quem acertasse, ganhava um brinde. Mas quem errasse, tinha que pagar uma prenda. A torcida, é claro, era para que todos errassem. As prendas foram bem fáceis: cantar uma música romântica, fazer uma declaração romântica, carregar no colo, dar um abraço e beijo, fazer um carinho, fazer um elogio.

16. SE EU FOSSE UM PRODUTO

Se você fosse um produto o que se poderia dizer a seu respeito e por quê?
a) CUIDADO É FRÁGIL!
b) LEIA AS INSTRUÇÕES ANTES DE MEXER
c) APRECIE COM MODERAÇÃO
d) CONTEÚDO EXPLOSIVO
e) AGITE ANTES DE USAR

17. ÁGUA NA COLHER

Cada casal recebe um copo com água e uma colher. O homem deverá dar a água à mulher com a colher, sem derramar. Vence quem der mais água durante o tempo determinado, sem derramar, ou que terminar com a água do copo.

18. PROMETO

INTRODUÇÃO: No dia do casamento, antes do SIM, ouvimos várias promessas. Vamos reforçar as promessas dos nossos casais e ver no final se ainda serão os eleitos. Cada pessoa deverá escolher uma das promessas sugeridas ou fazer a sua.

SUGESTÕES:
1- na saúde e na doença
2- na riqueza e na pobreza
3- na alegria e na tristeza
4- na TPM e nos dias normais
5- com ronco e nas noites de silêncio
6- careca ou com cabelo
7- na fofura e na magreza
8- no verão e no inverno
9- ao deitar e ao acordar
10- na hora do jogo de futebol
11- na hora da novela
12- perto da sogra e longe da sogra

19. DINÂMICA DO COMPLEMENTO

Cada casal receberá duas frases que se complementem, eles não poderão ver a frase um do outro. Ao sinal do dirigente os casais deverão se separar, andando individualmente no espaço proposto. Depois de separados todos formam um círculo, cujos os casais deverão está longe um do outro. Inicia-se a atividade com uma pessoa anunciando a sua frase cor1 (conforme planilha abaixo), na qual, o seu par irá ler a frase na cor2, que responderá complementando a sua frase, no momento de ler e responder o casal deverá se encontrar no centro do círculo, para abraçar e beijar o seu companheiro. Assim que todos lerem e encontrarem seus pares pode-se pedir para que um casal faça um comentário sobre a importância de um complementar o outro.

COR 1 COR 2

Eu sou um pé sem sapato Eu sou o sapato do seu pé

Eu sou um jardim sem flores Eu sou as flores do seu jardim

Eu sou um céu sem estrelas Eu sou as estrelas do seu céu

Eu sou um pão sem manteiga Eu sou a manteiga do seu pão

Eu sou uma xícara sem asas Eu sou as asas da sua xícara

Eu sou um queijo sem goiabada Eu sou a goiabada do seu queijo

Eu sou um café sem leite Eu sou o leite do seu café

Eu sou uma noite sem lua Eu sou a lua da sua noite

20. COMPETIÇÃO ENTRE GRUPOS

– a esposa dar um nó na gravata no marido;

– o marido passar a linha no buraco da agulha que a esposa estava segurando;

– a esposa encher uma bisnaga e estourar de encontro com o marido.

21. BATOM

Os maridos devem tirar os batons de suas esposas e depois passar novamente. O objetivo é vivenciar a execução de uma atividade do seu cônjuge. E a reflexão, o que as esposas puderam perceber na execução da tarefa.

22. EM QUAL SITUAÇÃO VOCÊ GOSTARIA QUE SEU CÔNJUGE ESTIVESSE NO SEU LUGAR?

A resposta deve ser escrita em um papel em formato de coração e entregue ao facilitador da dinâmica. Depois, cada resposta é lida e o grupo tenta descobrir quem a escreveu.

23. JOGO DAS FRASES

São elaboradas frases com os seus complementos apartados, ou perguntas e respostas, e são colocadas separadas em duas caixas, uma direcionada aos homens e outra para as mulheres.

Os casais se separam formando os grupos dos homens e das mulheres. Cada pessoa sorteia uma frase.

Depois o casal vai ler a frase que tirou, e o casal que a combinação das frases ficar melhor é premiado.

24. TAREFAS

Cantar uma música romântica para seu cônjuge

Fazer um elogio para seu cônjuge

Contar um fato engraçado do relacionamento

Contar como foi o primeiro beijo

Contar como se conheceram

Falar o que mais gostam de fazer juntos

Contar uma mania engraçada do seu cônjuge

Contar qual a música que marcou o relacionamento

Contar como foi o pedido de namoro e/ou casamento

Se recebessem 1 milhão de reais, o que fariam juntos?

25. RENOVAÇÃO DE VOTOS

Objetivo: Relembrar o dia em que trocaram a aliança.

Material: Lápis sem ponta ou palito de churrasco.

Desenvolvimento: – Cada participante recebe um lápis, que colocará na boca, prendendo entre os lábios. – O esposo entrega sua aliança para a esposa que coloca no lápis preso em sua boca. – Cada esposa deverá estar distante do seu esposo e, ao sinal do facilitador, a esposa correrá até o esposo e passará a aliança para o lápis do seu esposo sem o uso das mãos. – Ganha o casal que conseguir concluir a tarefa primeiro.

26. QUANDO O MEU AMOR CHEGAR (adaptado)

Cada esposa deverá completar a seguinte frase “Quando o meu amor chegar vou…” com o que tem costume de fazer para o esposo ou com o que gostaria de fazer para ele após chegar de um longo dia de trabalho.

27. AUTÓGRAFOS

Distribuir entre os casais caneta e uma lista que será preenchida durante a atividade. Ao sinal do facilitador cada casal deverá procurar casais que preencham os requisitos dos itens e solicitar que assinem seu nome no espaço reservado. O casal só poderá assinar no máximo duas vezes na mesma lista. Pode-se colocar uma música ambiente para criar um clima.

Sugestões (o facilitador poderá alterar os itens de acordo com o grupo):

1. Casal que tenha o mesmo tempo de casado que vocês.

2. casal que tenha a mesma quantidade de filhos.

3. casal que vocês considerem simpáticos.

4. casal que casou no mesmo mês que vocês.

5. casal cujo esposo torça pelo mesmo time que seu esposo.

6. casal cuja esposa calce o mesmo número que sua esposa.

7. casal que more no mesmo bairro que vocês.

8. casal cujo um dos cônjuges tenha a mesma profissão que um de vocês.

9. casal que já tenha viajado para o exterior.

10. casal cujos cônjuges já são avós.

11. casal que inspire confiança em vocês.

12. casal que já tenha morado em outra cidade.

FONTE: Dinâmicas, jogos e brincadeiras – para casais. Denize Barboza Eiras e Suélen Barboza Eiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário