quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Radio Record 990 AM, Programa falando de familia

Pastor Zaqueu Medeiros do Ministério AmoVc e o Bispo Inaldo da Igreja Universal do Reino de Deus selam uma grande parceria
Pastor Zaqueu Medeiros do Ministério AmoVc e o Bispo Inaldo da Igreja Universal do Reino de Deus selam uma grande parceria para abençoar as famílias e casais com problemas no relacionamento.
E para confirmar esta parceria, estreou nesta terça-feira (24/02) o programa Falando de Família na Rádio Record Rio 990 AM. O programa tem como objetivo levar uma palavra de reconciliação, amor e perseverança nos relacionamentos conjugais. Haverá vários quadros, entre eles o “Salve o meu casamento”, que como o próprio nome sugere, visa restauração dos casamentos e a participação do ouvinte.
Pr. Zaqueu é casado a mais de 34 anos com a Pr(a). Marlene Medeiros e se conheceram na praia do Arpoador – RJ, quando Medeiros  ainda era surfista nas praias cariocas. Juntos lideram à 13 anos o Ministério de Casais AmoVc, dedicado a famílias e relacionamento conjugal.
Quem desejar escutar a programação da Rádio Record Rio é só sintonizar 990 AM, ou acessar o site http://www.radiorecordrj.com.br/. “Falando de Família” vai ao ar de segunda à sábado, das 22:00h às 23:00h.

Se desejar saber mais sobre o ministério e sobre os pastores Zaqueu Medeiros e Marlene Medeiros acesse: ministerioamovc.com.br ou mande um email para ministerioamovc@gmail.com.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

CURSO DE GESTÃO E LIDERANÇA EVANGELICA

Programa Avançado de Desenvolvimento de Líderes Evangélicos
O Mais Rápido e Eficiente de Programa de Capacitação de Lideres
Pr. Zaqueu Medeiros & Pra. Marlene Medeiros
Conferencista na área de família.

Descrição e Conteúdo
Curso de Liderança e formação de lideres para trabalha com família , é oferecido no Brasil com ênfase nas áreas de Liderança, Seminário de família, encontro de casais, Jantar de Casais, Curso de Noivos, visando renovar o compromisso do líder cristão e oferecer ferramentas para que ele use todo o seu potencial para fazer diferença na sociedade em nome de nosso Senhor Jesus Cristo

Perfil do Candidato
§  Cristão: Ser nascido de novo em Cristo e membro de igreja evangélica.
§  Compromisso: Estar comprometido em influenciar a sociedade em nome de Jesus
§  Idade: Ter no mínimo 20 anos completos.

Currículo

§  Princípios de Liderança
§  Visão, Alvos e Compromisso com a Igreja
  • Prioridades e a Família
    Como estabelecer prioridades corretas na gestão de sua vida pessoal, profissional e familiar.
  • Formação de Equipe
  • Classe de Casais ( Escola dominical)
  • Culto da Familia
Maiores informações: Acesse  http:// http://palestraparacasaisamovc.blogspot.com.br/
Tel: 21-7863-5128 – 21-3173-8128

CURSO DE TREINAMENTO PARA LÍDERES DE CASAIS

    Seminário para família; jantar de casais com palestras; encontro de casais; entre outros.

 

 

                                                                                      17 palestras: Vai Mudar Sua Vida


1ª - Construindo ”meu Lar”.
2ª - 
As Consequências das Crises Familiares.
3ª - Criação de filhos.
4ª - Ajuste sexual.
5ª - Finanças do casal.
7ª. Veredas Antigas.
8ª - Dependência de Deus no Casamento.
9ª-Evitando Brigas.
10.Orçamento Doméstico.
11.  As Cinco Linguagens do Amor..

12. Como Perdoar Alguém da Família?

13. 9 Regras Para Um Casamento Feliz

17. Através do casamento Deus criou uma aliança entre duas pessoas.

 

 


Meus contatos: Tel:21-7863-5128 – 21-3173-8128- ID 55.10x42511 

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Roteiro para encontro de casais:

Roteiro para encontro de casais
Encontro de Casais: 
1- Participantes: casais pertencentes ao corpo de membros da Igreja local, podendo ser aberto a outros casais.
2- Local do evento: Pode ser realizado na própria Igreja ou em uma Pousada ou Sitio, poderá ser um final de semana completo, uma noite ou um dia inteiro, dependendo da disponibilidade.
3-Objetivo: mostrar o poder de Deus no casamento através da aliança com Ele. Durante a ministração o casal deverá sentar junto, pois a cumplicidade será muito importante neste momento.
4-Convite: deve ser bem elaborado, como se fosse o convite de um casamento, mesmo que simples. Sugestão: utilize uma foto de flores, rosas ou alianças e coloque os dizeres sobre ela. Mande imprimir em papel fotográfico mesmo ou leve para revelar, sai barato e é lindo!
5- Recepção aos casais
6-Temas:
-A importância dos votos no casamento
- Intimidade do casal
- Finanças pessoais e economia doméstica
- A unidade familiar
- etc.
7-Decoração:
A imaginação pode ser muito usada para decorar um encontro de casais. O local do evento deverá estar rodeado de romantismo. Flores, bexigas e enfeites dão o ar da graça. A luz baixa durante o jantar trará mais romantismo ao evento.
O salão pode estar decorado com bexigas em formato de coração, sempre em tons vermelho e branco.
As mesas devem preferencialmente ser separadas por casais, mas, caso não seja possível, o casal deverá sentar em frente ou ao lado do outro.
A toalha pode ser branca, com vasos com flores vermelhas, e velas que deverão ser acesa somente durante o jantar.
Pode ser feito um arco com bexigas ou flores na entrada, com um lindo tapete vermelho para recepcionar os casais.
Em um canto do salão/restaurante, poderá ser montada uma mesa com um bolo “falso”, taças e espátula para que os casais tirem fotos para recordação. A decoração da mesa do bolo deverá ser diferenciada, como se fosse o “Bolo do Casamento”.
8-Jantar a luz de velas: em um encontro de casais não pode faltar, o clima de romantismo após a ministração da Palavra de Deus, fará com que os laços do matrimônio sejam renovados.

Mas se não for possível pode fazer um coquetel, use os recursos disponíveis.
9-Lembranças: caixa de bombons em formato de coração, fotos do casal tiradas no mesmo dia do evento,flores que poderão ser entregues pelo esposo à amada, carta de amor escrita pelo cônjuge, aliança dourada, sorteio de jantar a dois em um restaurante fino da cidade, sorteio de pernoite em um hotel.
 10- Dinâmicas: As dicas estão em dinâmicas para encontro de casais.

Palavra, estudo, reflexão: Escolher alguém que tenha conhecimento, experiências em assuntos de casais e famílias.


Roteiro:
Recepção aos casais
Devocional
Grupo de louvor responsável pelos canticos
Palestra
Dinâmicas
Oração
Janta
Deve ser adaptado a cada situação

Como promover um evento de casais ou de família.

Como promover um evento de casais ou de família.

Nem todas as igrejas realizam eventos  para casais , muitas não tem o grupo de casais em funcionamento. Existe uma tradição, um formato de evento para casais que acaba tornando caro o evento e isso é um dos motivos que desestimula a liderança. A outra dificuldade é  levantar líderes de casais, alguém que se habilite para tal. Penso que evento de casais deve ser ao menos em parte custeado pelos próprios casais, até para que aprendam a investir no relacionamento. E a igreja, por sua vez, conntribui dentro de suas possibilidades.
Vamos dividir o evento em três partes, para facilitar nossa didática. A primeira parte é quanto a forma, a estética do evento e a segunda parte é quanto ao conteúdo do mesmo, e a terceira parte será a espiritualidade do evento.

Primeira parte – A forma do evento

1-Programe um grande evento anual e eventos menores  mensais ou trimestrais, para tanto faça a agenda antecipada. Escolha uma data que possa se repetir no ano vindouro e assim fixar o evento, ficando assim marcado no coração das pessoas. Você pode inclusive, nomear aquele mês como “MÊS DA FAMÍLIA”, e durante alguns cultos trate exclusivamente desse tema. O mês de junho é o mês mais difícil de trazer palestrante, pois tem o dia dos namorados e a agenda fica concorrida. Maio é um mês interessante.

2- A medida que o eventos se aproxima, intensifique o trabalho de divulgação. Use o boca a boca, esse é a melhor forma de convidar os casais, eles se sentem compromissados com o líder. Use todas as ferramentes de divulgação possível: boletins da igreja, telão, convites impressos, rádio, enfim. Economize fazendo um Power point sobre o eventos e peça para projetar na igreja nos cultos principais, use boas imagens e bons textos para divulgação.

3- Muitos casamentos estão doentes, mas o mal ainda não se manifestou na forma de adultério, divórcio, depressão, conflitos e violência, então não se percebe que é preciso fazer algo antes que o mal se manifeste, é um trabalho pro-ativo. Use a frase de efeito: “Sem investimento, sem casamento”

4 Se a igreja dispor de programa de rádio, use vinhetas para chamar os casais para o evento, o mesmo se dá com o serviço de som que é passado por veículo que anuncia o evento para a cidade. Lembre-se , se o líder não valoriza o evento, os membros não irão fazê-lo. Envolva o pastor nesse trabalho, é importante.

Dinâmica para encontro de casais evangélico

Dinâmica para encontro de casais evangélico

10. UM COLINHO PARA VOCÊ
Faz-se um círculo com as cadeiras no local, com um pouco de espaço entre elas. As esposas sentarão nas cadeiras. Ao som de uma música, os respectivos esposos deverão dançar em volta das cadeiras. Em dado momento, pára-se a música, e os esposos deverão sentar no colo de suas esposas. O último que conseguir sentar, sai da brincadeira, carregando sua esposa no colo. A brincadeira continua, saindo sempre o último que conseguir se sentar. Quando restarem umas 4 ou 5 esposas em suas cadeiras, pode-se aumentar ainda mais o espaço entre elas, para dificultar a chegada do esposo até ela. O casal vencedor pode receber um prêmio.
11. PERA, UVA OU MAÇÃ
Organizar as cadeiras uma ao lado da outra, onde os casais deverão se assentar, mas não juntos, esposo e esposa ficam longe um do outro. O dirigente dá o nome de uma fruta a cada casal. O dirigente avisa que, à sua ordem, os casais que tiverem o nome da fruta mencionada deverão levantar-se, dar um abraço e um beijo em seu cônjuge e voltar aos seus lugares. Inicia-se então a brincadeira. O dirigente diz os nomes de duas frutas, os casais se levantam e, enquanto se beijam e se abraçam, uma cadeira é retirada. Ao voltar para seus lugares, uma das pessoas não poderá se assentar e então esse casal sai da brincadeira. Retiram-se duas cadeiras, e assim continua a brincadeira até que somente um casal consiga lugar.
12. JOGO DOS BILHETES
Descrição: Os integrantes devem ser dispostos em um círculo, lado a lado, voltados para o lado de dentro do mesmo. O coordenador deve grudar nas costas de cada integrante um cartão com uma frase diferente. Terminado o processo inicial, os integrantes devem circular pela sala, ler os bilhetes dos colegas e atendê-los, sem dizer o que está escrito no bilhete. Todos devem atender ao maior número possível de bilhetes. Após algum tempo, todos devem voltar a posição original, e cada integrante deve tentar adivinhar o que está escrito em seu bilhete. Então cada integrante deve dizer o que está escrito em suas costas e as razões por que chegou a esta conclusão. Caso não tenha descoberto, os outros integrantes devem auxiliá-lo com dicas.
O que facilitou ou dificultou a descoberta das mensagens?
Como esta dinâmica se reproduz no cotidiano?
Sugestões de bilhetes:
– Sugira um nome para meu bebê?
-Sugira um filme para eu ver?
-Cante uma música para mim?
-Gosto quando me aplaudem.
-Dobre a minha manga.
-Quanto eu peso?
-Me cumprimente.
-Quantos anos você me dá?
-Veja se estou com febre.
-Chore no meu ombro.
-Sorria para mim.
-Me faça uma careta?
13. UMA TAREFA PARA VOCÊ
Distribua papel e caneta para cada participante e peça que escreva o que gostaria que a pessoa do seu lado faça. Após cada um ler, explicar que a tarefa é para a própria pessoa fazer. Você poderá perceber que, às vezes, o que você quer que a outra pessoa faça, não é aquilo que você gostaria de fazer.
14. ANEL
Divida o grupo de casais em dois menores. Em pé e em fila, dê a cada pessoa um palito de churrasco e ao primeiro da fila, um anel. O grupo que conseguir passar o anel de palito em palito, sem colocar a mão, ganha a competição. É claro que se o anel cair, deverá voltar ao início.
15. DISPUTA DE PÊNALTIS
O casal se revezava ora na linha ora no gol. Quem acertasse, ganhava um brinde. Mas quem errasse, tinha que pagar uma prenda. A torcida, é claro, era para que todos errassem. As prendas foram bem fáceis: cantar uma música romântica, fazer uma declaração romântica, carregar no colo, dar um abraço e beijo, fazer um carinho, fazer um elogio.
16. SE EU FOSSE UM PRODUTO
Se você fosse um produto o que se poderia dizer a seu respeito e por quê?
a) CUIDADO É FRÁGIL!
b) LEIA AS INSTRUÇÕES ANTES DE MEXER
c) APRECIE COM MODERAÇÃO
d) CONTEÚDO EXPLOSIVO
e) AGITE ANTES DE USAR

DINÂMICAS

DINÂMICAS

Por ser um assunto muito pesquisado no blog, descrevemos aqui as dinâmicas que realizamos em nossos Encontros. Aproveitem e deem boas risadas! Depois nos conte como foi.
1. TESTE DE PERCEPÇÃO
Os casais se colocam em pé, um de costas para o outro, e tem que responder as seguintes perguntas: a) para a esposa: qual a cor da meia que o marido está usando; b) para o marido: qual a sandália que a esposa está usando; c) cada pessoa é orientada a mudar alguma coisa em si mesmo sem que seu par veja, depois cada um tem que descobrir o que mudou.
Aplicação: cada cônjuge deve prestar atenção mesmo que nas mínimas coisas que se passa com o seu par.
2. COMO SOU VISTO PELO MEU CÔNJUGE?
Após receber papel e caneta, cada casal deve escrever 5 caracteristicas do seu cônjuge, é claro sem que o outro veja e sem se identificar. Misturados os papéis, são redistribuidos para as pessoas do grupo. Cada um lê os elogios ou os defeitos escritos, e o grupo tem que descobrir quem é a pessoa com aquelas características.
Aplicação: Oportunidade de reflexão sobre o que o seu cônjuge pensa a seu respeito, e o que pode ser melhorado no seu relacionamento.
3. CINDERELA
Os maridos devem se retirar do local, enquanto isso as esposas tiram os seus sapatos e colocam no centro, todos misturados. Dado o sinal, vence o marido que conseguir localizar os sapatos “corretos” da esposa, levar até ela e calçá-la.
4. DINÂMICA SOBRE UNIÃO E CONFIANÇA
O casal define quem ficará com os olhos vendados, e quem terá as mãos amarradas na costas. Vende e amarre cada um. Distribua o papel pardo, para cada um. Em cada papel tem um desenho incompleto.
Explique a eles, terão que completar o desenho, mas quem está vendado é quem vai por as “mãos na massa” e quem está com as mãos para trás, deve apenas dar as instruções.
No final, todos poderão apreciar os novos “artistas” e suas as “obras de arte”.
5. DIA DOS NAMORADOS PARA FRENTE E PARA TRÁS (adaptado para casais)
Faça linhas com fita adesiva no chão ou fileiras de cadeiras. Os participantes devem se posicionar no meio, de modo que possam se deslocar para frente ou para trás, à medida que respondam sim ou não às perguntas.
Elaborem perguntas sobre o relacionamento do casal, inclusive em situações íntimas, mas que tenham que respondem apenas sim ou não. Exemplos: se falou “eu te amo” para o cônjuge hoje; se irritou o seu cônjuge esta semana; se presenteou o cônjuge no último mês; etc.
Vence a pessoa que ficar mais à frente nas linhas ou fileiras.
6. OUÇA BEM
Os maridos são agrupados em um lado e as esposas são vendadas e rodadas. Cada marido terá que guiar sua esposa até ela alcançar a cadeira que estava sentada ou colocada a uma determinada distância. Ela terá que fazer tudo aquilo que seu marido a estiver orientado, como: vire para a direita ou pare e ande para a frente, etc. Todos os maridos estarão falando ao mesmo tempo e cada esposa terá que discernir a voz do seu marido. A esposa que chegar primeiro ganha o casal.
7. TESTE DO ROMANTISMO
Em uma cesta separe vários objetos, tais como, faca, colher de pau, calculadora, relógio, controle remoto, etc. Cada marido escolhe um objeto e tem que fazer uma declaração romântica para a esposa envolvendo aquele objeto.
Aplicação: Quando você ama de verdade, tudo é motivo para fazer declaração ao outro.
8. CARTÃO
Coloque o texto abaixo em um cartão e entregue um para cada marido. Ele deve assinar e colocar o nome da sua esposa a quem dedica o cartão, sem ler o conteúdo. Após, peça a um casal para ser os leitores. Primeiro a esposa. Pergunte às demais o que acharam… Ninguém vai gostar. Então peça ao marido que leia de baixo para cima. Todos irão se surpreender.
QUERO TE DIZER
Não te amo mais.
Estarei mentindo dizendo que
Ainda te quero como sempre quis.
Tenho certeza que
Nada foi em vão.
Sinto dentro de mim que
Você não significa nada.
Não poderia dizer jamais que
Alimento um grande amor.
Sinto cada vez mais que
Já te esqueci!
E jamais usarei a frase
EU TE AMO!
Sinto, mais tenho que dizer a verdade
É tarde demais…

domingo, 8 de fevereiro de 2015

Casamento Restaurado

RECONQUISTE O SEU MARIDO

Muitas mulheres não são mais amadas pelos seus cônjuges. Com o passar do tempo, o marido perdeu o interesse por elas. 
Mas o que levou o marido perder o desejo e o interesse? 

Infelizmente, muitos são os motivos: envelhecimento da mulher, mudança do corpo, o marido “enjoou”, a mulher torna-se rixosa, outra mulher aparece, enfim...com o passar dos anos o que era maravilhoso, passa a ser comum e sem graça, dando motivos para a substituição da pessoa amada, na busca da felicidade pessoal. A aliança do casamento é esquecida e o marido não lembra que foram feitos uma só carne.
Ester era uma mulher bonita, mas disputava o coração do rei, junto com outras mulheres. Mesmo assim ela conseguiu conquistar o coração do rei, e foi feita rainha de sua casa, sendo sempre amada pelo marido.

A mesma conquista de Ester deve acontecer com as mulheres de hoje em seus lares. Deus as chamou para serem amadas pelos maridos e serem rainhas de seus lares!

Ester teve alguns segredos:

1. A Bíblia diz que ela agradou o eunuco Hegai (Et 28-9), por isso devia ser uma pessoa simpática.
Uma mulher simpática é aquela que está sempre sorridente, que está sempre alegre, que sempre enxerga as coisas pelo lado bom; que sempre tem uma palavra de ânimo; sempre trás uma boa impressão as pessoas; que cumprimenta todos com alegria. Uma pessoa simpática é uma pessoa carismática.

2. Ester logo que chegou ao palácio, recebeu um tratamento de beleza (Et 2.9). Era uma mulher que tinha cuidados com aparência.
Infelizmente muitas mulheres depois que casam, descuidam-se. A correria diária trás um certo desânimo e falta de tempo para se cuidarem. São os filhos que desgastam; o serviço de casa que exige muito; e muitas vezes o trabalho. Mas como mulher, você não pode esquecer daquilo que Deus lhe deu: a sua beleza. Seu marido casou com você, por que achou em você uma beleza inigualável. Para ele, não existia nenhuma mulher tão bela quanto você! Se hoje ele já não enxerga isso; talvez falte alguns cuidados com a aparência. Unhas bem feitas; mão suaves; cabelos tingidos e arrumados; roupas adequadas e elegantes, fazem toda a diferença.
Não é preciso gastar muito para conseguir tudo isso. Hoje existe muitas lojas que vendem roupas baratas e até mesmo bazares em muitas Igrejas, onde pode se encontrar muitas roupas boas e baratas. Você pode fazer as suas unhas, e tingir o cabelo. Sempre dá para se cuidar.

3. Logo que chegou ao palácio, Ester teve uma dietaespecial (Et 2.9). A realidade é que homens fazem sexo e mulheres amor, portanto os homens estão atentos com o corpo da esposa. Muitas quando casaram, tinham um corpo elegante mas que com o passar do tempo, se descuidaram e estão bem acima do peso. Ester mantinha uma dieta, portanto conservava seu corpo elegante.
Ansiedade, correria e as ofertas de comida que engordam, trazem o descontrole de peso, mas é possível se conter. Não é possível que a vontade de comer domine uma mulher de Deus! Peça ajuda ao Espírito Santo para vencer as tentações das guloseimas.

4. Ester foi para o melhor lugar do harém (Et 2.9). Isso significa que ela tinha uma certa privacidade, num cantinho dela. Toda mulher precisa de vez em quando, de ter um tempo a sós, para relaxar e se recompor da correria diária. Isso trás bom humor que influência na simpatia. A mulher que quer conquistar o coração de seu marido, não pode viver estressada.

5. A Bíblia diz que Ester recebeu tratamento de seis meses de mirra (Et 2.12). A mirra significa a adoração, pois simboliza o derramar do adorador diante de Deus (Lc 7.36-50). A mulher adoradora é diferente. Existe a presença de Deus dentro dela, pois ela está sempre atraindo Jesus com sua adoração. A presença de Jesus atrai as pessoas e nos faz diferentes!

6. Depois de seis meses na mirra (adoração), Ester teve mais seis meses de tratamento no óleo para mulheres. O óleo significa biblicamente a unção de Deus. Você não é nada sem a unção de Deus! Por isso você precisa receber uma unção de Deus para a reconquista de seu marido. Unção significa capacitação de Deus. O Senhor quer lhe dar uma capacitação para reconquistar seu marido! Mas para isso é preciso pedir em oração. Ore constantemente sem nunca desistir! Peça a Deus para que seu marido seja um eterno apaixonado por você. Peça também que ele não tenha olhos para mais ninguém além de você!
Ester passou seis meses recebendo a capacitação de Deus, por isso nunca desista de orar pedindo esta capacitação. Não saia do óleo, não saia do banho de unção de Deus. Não pare de orar!

Acredito que esses seis passos fizeram a diferença na vida de Ester, principalmente o último.

Creio que também fará a diferença em sua vida!

Como tarefa, pedimo que leia o livro de Ester, na Bíblia.

Mude sua vida se cuidando! Tenha tempo para você! Faça uma dieta! Se alegre com a vida! Ore e adore a Jesus!

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Palestras e Seminários Lidere de Casais

O Ministério de Casais Amovc oferece treinamento,
palestras e seminários com uma metodologia inovadora para o fortalecimento das famílias, além de literatura e DVDs com temas e orientações sobre vida familiar
MINISTÉRO DE CASAIS AMOVC
O que é 
Ajuda às famílias "ferramentas” que as deixem melhores equipadas e consequentemente mais seguras para o enfrentamento dos enormes desafios que tem abalado e desestruturado muitas famílias nos tempos atuais.

Visão
Equipar as famílias com uma visão mais consciente sobre o investimento que devem fazer para que estejam mais fortalecidas e estimular a tomada de decisões importantes para a mudança de quadros de desajustes emocional e familiar.
ajuda os casais a resolverem seus conflitos diários através da comunicação efetiva e transparente de um para com outro, o  casal na busca de arrependimento e perdão, trazendo oportunidade de restauração  de seu  casamento e envolvendo os dois em um amor incondicional. O resgate do conceito original de aliança ajudará os casais em sua comunicação, aprendendo a reconhecer e anular as ciladas das trevas que visam a destruição do casamento.
Objetivos:
Hoje o Ministerio de Casais Amvc têm abrangido várias denominações em várias cidades brasileiras, abençoando famílias e fortalecendo cada vez mais as igrejas. Acreditando sempre que “Família é um Projeto de Deus”.
§  Trazer o entendimento à mente e ao coração sobre a diferença entre o relacionamento.
 Crise Igual Oportunidade
§  Dependência de Deus no Casamento
§  Praticar o perdão (arrependimento).
§  Os Papéis Marido e Mulher..
§  Permitir que o casal viva a plenitude do relacionamento,  Calçando o Sapato Do Outro..
*Este curso dinâmico e prático foi desenvolvido para casais ”. Você conhecerá o plano no coração de Deus para o seu casamento e o poder de uma vida transformada pelo poder do Espirito Santo.
Pr. Zaqueu & Pra. Marlene

Escola Bíblica Dominical

10 Razões porque devo participar da Escola Bíblica Dominical
Um dos grandes problemas enfrentados pela igreja evangélica brasileira é o fraco ensino bíblico, e isso se deve em parte ao abandono da Escola Bíblica Dominical.

Pensando nisso e entendendo a gravidade do tempo que vivemos resolvi escrever 10 razões porque devemos participar da EBD de nossas igrejas:

1. Por causa do amor a Cristo e sua Palavra. (Jo 14.21)

2. Porque é dever do cristão crescer no conhecimento de Deus através do ensino saudável das Escrituras.

3. Para que não sejamos enredados pelas heresias e desvios doutrinários do nosso tempo. (Mt 22.29)

4. Porque a igreja se desenvolve de forma relacional, comunitária e intelectual através do estudo sistemático da Palavra de Deus.

5. Porque o ensino da Palavra de Deus proporciona a elevação do nível de maturidade da igreja local.

6. Porque a Escola Bíblica Dominical é um excelente meio para evangelização de amigos e familiares.

7. Porque a Escola Bíblica Dominical é um lugar propício para a descoberta, crescimento e capacitação de novos ministérios.

8. Porque a Escola Bíblica Dominical fortalece a família promovendo o entrelaçamento dos relacionamentos familiares.

9. Porque o estudo sistemático da Palavra nos desperta a uma vida de santidade.

10. Porque a Escola Bíblica Dominical é uma profícua fonte de avivamento e despertamento espiritual para a igreja.

Pense nisso!

Renato Vargens


CASAMENTO: PROPÓSITO DIVINO

CASAMENTO: PROPÓSITO DIVINO
Casamento é o mais complexo relacionamento humano porém, é o mais realizador quando o casamento alcança o propósito para o qual Deus o criou.
1) POR QUE DEUS CRIOU O CASAMENTO?
O casamento foi criado por Deus para realização do homem e da mulher criados à imagem e semelhança de Deus. “E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.” (Gênesis 1.27)
- O casamento é a solução de Deus para o problema da solidão. “Disse mais o Senhor Deus: não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora que lhe seja idônea.” (Gênesis 2.18)
- O casamento é a oportunidade para compartilhamento. “Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante.” (Eclesiastes 4.9-10)
- O casamento é a provisão de Deus para a continuidade da espécie. “E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.” (Gênesis 1.28)
2) QUAL A EXPECTATIVA DE DEUS PARA O CASAMENTO?
- Deus espera que honremos o nosso casamento. “E dizeis: Por quê? Porque o Senhor foi testemunha entre ti e a mulher da tua mocidade, com a qual tu foste desleal, sendo ela a tua companheira, a mulher da tua aliança.” (Malaquias 2.14)
- Deus espera que haja unidade. Quando o casal se casa, escolhe se tornar uma só carne, mesmo que Deus não seja convidado a fazer parte do casamento, Ele o referenda como testemunha. “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma só carne.” (Gênesis 2.24)
- É fundamental convidar Deus para fazer parte do relacionamento conjugal. Se Deus não é o Deus dos cônjuges, Ele não e parceiro. “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois assim dá ele aos seus amados o sono.” (Salmos 127.1-2)
3) QUAL O COMPROMETIMENTO QUE FAZEMOS NO CASAMENTO?
Nos comprometemos a depender de Deus. “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.” (Salmos 127.1)
Quais as promessas feitas no dia do casamento? Amar, honrar, cuidar. Sob que condições fizemos essas promessas? Riquezas, pobrezas, alegria, tristeza.
Unidos no casamento em aliança, tornamo-nos cúmplices:
- Nossos bens em comum;
- Nossos corpos; “A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no o marido; e também da mesma maneira o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no a mulher.” (I Coríntios 7.4)
- Unimos nossas forças para prevalecer. “Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante.” (Eclesiastes 4.10)
4) QUAIS AS BENÇÃOS NO CASAMENTO?
- Término da individualidade exclusivista. Não há vida independente no casamento. “Não olhe cada um somente para o que é seu, mas cada qual também para o que é dos outros.” (Filipenses 2.4) “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma só carne.” (Gênesis 2.24)
- Equilíbrio emocional.
- Oportunidade de crescimento mútuo. “Para que todos vejam, e saibam, e considerem, e juntamente entendam que a mão do Senhor fez isto, e o Santo de Israel o criou.” (Isaías 41.20)
- Oportunidade de desfrutar a bênção de Deus. “E eles serão o meu povo, e eu lhes serei o seu Deus; e lhes darei um mesmo coração, e um só caminho, para que me temam todos os dias, para seu bem, e o bem de seus filhos, depois deles. E farei com eles uma aliança eterna de não me desviar de fazer-lhes o bem; e porei o meu temor nos seus corações, para que nunca se apartem de mim. E alegrar-me-ei deles, fazendo-lhes bem; e plantá-los-ei nesta terra firmemente, com todo o meu coração e com toda a minha alma.” (Jeremias 32.38-41)
PARA REFLETIR:
Para você, o que significa casamento?
O que o levou a assumir esse compromisso?
Quais as suas expectativas para seu casamento?